Fesb

notícias

Notícias
22/02/2019

Curso de Pedagogia da FESB inicia semestre com momentos especiais

Curso de Pedagogia da FESB iniciou o semestre com muitas atividades, prática e integração. E a empolgação e o entusiasmo não ficaram só entre os estudantes iniciantes. Os veteranos também retornaram a faculdade com muita animação e vontade de aprender. E por isto, a coordenadora do curso Profa. Esp. Maria de Lourdes da Silva (Malu) e professores da graduação preparam uma semana especial de volta as aulas.

A aula inaugural dos iniciantes contou com a presença da vice-diretora da FESB e Coordenadora Pedagógica da faculdade, Profa. Especialista Clarice Paulina Souza. Junto com a coordenadora Malu, elas acolheram os alunos com informações sobre diferencial do curso, estrutura e sanaram dúvidas dos novos alunos. A acolhida ainda foi marcada por um gostoso café e lembrancinhas distribuídas aos “calouros”.

3º SEMESTRE

Na disciplina de Educação, Recreação e Ludicidade, da profa. Profa. Esp. Magali Ferreira de Lima os alunos do 3º semestre, vivenciaram uma dinâmica de acolhida e prática através de música: Meu migo. “Reaproximar os alunos desde o primeiro dia letivo, faz fortalece o vínculo de amizade e acima de tudo unificar objetivos entre professor e alunos”, ressaltou a coordenadora Malu.

E a motivação não parou por aí. Na aula inaugural da disciplina de Literatura e Infância, ministrada pela própria coordenadora da graduação Malu Silva os alunos foram convidados a fazer uma pequena viagem ao túnel do tempo e resgatar da memória quem começou a mostrar o mundo da literatura, da leitura e a importância que ela ocupa no cotidiano das pessoas.  O registro ocorreu através de escrita e desenho, que de acordo com Malu serão disponibilizados em versão digital entre eles, para que conheçam como cada um foi inserido no mundo da literatura.

5º SEMESTRE

No 5º semestre de Pedagogia também não faltou momentos especiais. As alunas do matutino, na aula inaugural, realizaram uma dinâmica de acolhida, onde refletiram sobre a importância de desejarem palavras de motivação sobre a escolha de ser Pedagogo e firmarem o compromisso de serem um diferencial no mercado de trabalho e acima de tudo respeitarem a si mesmos e as crianças que adentrarem em nossa vida profissional. “Aquele que não compartilha seu conhecimento, deixa morrer consigo os frutos de sua sabedoria”, citou a coordenadora Malu a afirmação de “Hécio Macedo” ao reafirmar que este é o  norte da formação dos alunos FESB .

Na disciplina: Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas de Educação Infantil, ministrada pela profa. Esp. Rosália Pozza Silva , as alunas foram convidadas a desenharem um peixinho e depois colocá-lo dentro do aquário ilustrado na lousa. Quando todos foram fixados, elas observaram e falaram sobre os desenhos. Perceberam que tínhamos vários peixinhos, alguns mais coloridos, outros mais magrinhos, outros que nadavam para um lado, outros que estavam mais no fundo do aquário.... “Na troca de percepções ficou muito claro as diferenças individuais”, disse a professora Rosália Silva  ao acrescentar que a reflexão caminhou para os alunos que eles terão em sala de aula. “Todos são iguais? Por que são diferentes? Porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes. Todos os alunos estão se desenvolvendo da mesma forma? Por quê? Porque possuem o tempo deles, as habilidades desenvolvidas, famílias diferentes etc. Mas, apesar de todas essas diferenças, todos são iguais nas suas necessidades”, considerou a professora ao lembrar que os educadores precisam aprender a lidar com essas diferenças estimulando cada alunos com a sua maneira individual de ser.

Galeria de imagens

1º semestre
1º semestre
1º semestre
1º semestre
1º semestre
3º semestre
3º semestre
3º semestre
3º semestre
5º semestre matutino
5º semestre matutino
5º semestre matutino
5º semestre matutino
5º semestre noturno
5º semestre noturno
5º semestre noturno