Fesb

notícias

Notícias
21/12/2018

Novo curso na FESB: Ciências Biológicas Bacharelado abre turma em 2019

Boa notícia. Está autorizado, pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE- SP) a abertura e funcionamento do curso de Ciências Biológicas- Bacharelado na FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista).
A abertura da graduação já havia sido aprovada, em maio, pela Câmara de Educação Superior e também homologada pela presidente do Conselho Estadual de Educação (Portaria CEE-GP 187, publicada no Diário Oficial de 31 de maio de 2018). Faltava apenas a liberação para início do funcionamento do curso. Autorização que foi emitida na quinta-feira (20), por meio de parecer favorável (495/18) - da Câmara de Educação Superior, relatado pela conselheira Iraíde Marques de Freitas Barreiro.
De acordo com a Direção Acadêmica da FESB, a primeira turma de Ciências Biológicas Bacharelado iniciará já em 2019. O curso será presencial, oferecido no período noturno e com duração de 8 semestres . As inscrições para o vestibular já podem ser feitas, a partir de sexta-feira (21), através do site da faculdade (www.fesb.br/vestibular)
A professora Dra. Aline Sampaio Pinto (responsável pelo desenvolvimento da matriz curricular do curso) explicou que Ciências Biológicas – Bacharelado da FESB reservará aos seus futuros alunos grandes diferenciais. “Além de muitas aulas práticas e até mesmo do ensino da língua inglesa, nossa proposta envolve disciplinas voltadas a inovações e empreendedorismo”, adiantou. “A intenção é preparar o aluno para ser protagonista de um mercado exigente. Ou seja, apto e com visão inovadora, no sentido a criação de novos produtos ao mercado, em especial os que priorizam a sustentabilidade”.
SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Nos últimos anos, a Biologia tem crescido significativamente e, dessa forma, tem ultrapassado as barreiras de outras áreas de conhecimento, permitindo ao biólogo um campo profissional muito mais abrangente e atrativo. Ele tem uma área de atuação quase infinita: estuda a origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos, classifica as diferentes espécies animais e vegetais e estabelece sua relação com o meio ambiente. Recombinar DNA para descobrir medicamentos e estudar a ação de enzimas para produzir um sabão em pó que torne a roupa mais limpa, por exemplo, são algumas das atividades que ele pode exercer. A pesquisa básica na área das Ciências Biológicas é, hoje em dia, realizada em grande parte por biólogos. Isso inclui técnicas aplicadas na medicina, no controle de pragas, biotecnologia e na preservação ambiental. Os biólogos tem se inseridos fortemente em áreas de preservação e proteção ambiental, indústria farmacêutica e de alimentos, na indústria química desenvolvendo técnicas de controle biológico, entre outros tantos.
Vale lembrar que os professores de Biologia, portadores de diploma de Licenciatura em Ciências Biológicas e que exercem a profissão de educador também poderão fazer complementação como segunda graduação em um menor tempo, além de não precisarem participar de processo seletivo.