Fesb

notícias

Notícias
03/12/2018

Estudantes de Serviço Social visitam o Memorial do Holocausto e Museu da Imigração

Conhecer um pouco mais sobre os horrores produzidos pelo nazismo e vivenciar um período de grande desenvolvimento para o Brasil (século XIX). Estes foram os objetivos de visita técnica feita, no início de novembro, por alunos do curso de Serviço Social da FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista) ao Memorial do Holocausto e ao Museu da Imigração, em São Paulo. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Ismara Bastos e José Fernando Teles da Rocha.

Localizado em uma antiga Sinagoga do Bom Retiro (SP), o memorial do Holocausto ocupa o último andar do Memorial da Imigração Judaica.Com um acervo interativo e audiovisual, o memorial remonta, através de fotos,vídeos, objetos da época e instalações, esse trágico episódio que vitimou mais de milhões de judeus na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial. No espaço, os estudantes tiveram uma verdadeira aula de história ministrada pela professora e escritora Maura Palumbo que explicou sobre a maneira como muitos judeus foram tratados pelos nazistas em um determinado período de tempo. Também puderam aprender sobre os costumes e tradições dos seguidores desta religião, além de tirar dúvidas sobre os mais diversos temas relacionados à Segunda Guerra e ao nazismo.

Já no museu da Imigração, localizado no bairro da  Mooca (SP), o grupo pode conhecer mais a respeito do processo de imigração e migração que serviu para povoar o Brasil , a partir da segunda metade do século XIX. Entre outras oportunidades, puderam presenciar uma Maria Fumaça em pleno funcionamento, como chegavam os imigrantes ao país, cartas sobre os mesmos, vídeos alusivos ao período, enfim. O ponto alto da visita ocorreu quando o grupo pode se vestir com roupas da época numa verdadeira transposição da linha do tempo:  por um determinado momento, se transformaram em homens e mulheres de uma época que jamais será esquecida (século XIX).

Galeria de imagens