Núcleo Interdisciplinar de Estudos Pedagógicos e Pesquisas da FESB (Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista) já começa demonstrar seus resultados positivos e apresenta suas atividades. Entre as ações desenvolvidas em 2018 estão as oficinas de planejamento com professores da instituição e a formação de tutores para curso interdisiciplinar de educação ambiental, envolvendo alunos de Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras e Pedagogia.
Segundo a professora Me. Maria Cristina Munõz Franco, o Núcleo se originou a partir da proposta da estruturação da oficina pedagógica com intenções mais amplas. Ela explicou que a unidade se caracteriza como um braço executivo da coordenação pedagógica da FESB, tendo entre os seus objetivos, o de gerir novas formas de organização curricular, visando ações e projetos interdisciplinares, bem como o estímulo ao desenvolvimento profissional dos discentes e docentes com foco na otimização das estratégias didático-pedagógicas dos cursos oferecidos. O núcleo também apresenta como proposta, a gestão participativa e democrática institucional e/ou renovação da estrutura acadêmica dos cursos de licenciatura, por meio do trabalho cooperativo entre os cursos e áreas do conhecimento presentes no currículo da educação básica, o incentivo a experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador e/ou exitosas nos processos de ensino e aprendizagem dos futuros docentes, além de desenvolver um trabalho articulado entre a instituição e escola de educação básica em busca de uma educação de qualidade.
“As ações realizadas pelo Núcleo Interdisciplinar possibilitam desde o diagnóstico da realidade, o planejamento da prática pedagógica, o planejamento de projetos didáticos e de sequências didáticas entre professor do ensino superior e licenciando, viabilizando assim, a aplicação dos mesmos nos projetos sociais desenvolvidos na instituição e nas escolas parceiras de educação básica”, explicou Maria Cristina Munõz. Ao acrescentar, ela ainda disse que o Núcleo também proporciona a interlocução entre FESB e Escola de Educação Básica para que os licenciandos possam conhecer a realidade e buscar juntos novas práticas pedagógicas, como também assegurar a articulação entre teoria no processo de formação de docentes, fundamentada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.