Fesb

notícias

Notícias
25/05/2018

Projeto apresentado em Seminário de Iniciação Científica da FESB aponta caminho  para tratamento de doença em tomate

O que era apenas para ser uma pesquisa e um trabalho de iniciação cientifica poderá, em breve, se tornar solução para salvar produções de tomate da “ralstonia solanacearium”, doença que atinge a hortaliça e é muito comum na região bragantina. O trabalho foi desenvolvido pela aluna do curso de Engenharia Agronômica da FESB (Fundação de Ensino Superior) Josiéllen Ribeiro da Rosa, com a orientação da Profa. Dra Janaina Marque e consiste na aplicação preventiva e curativas de “bacillus subtilis qst-713” no tomateiro com sintomas da doença. “O resultado demonstrou eficácia  em 100% da produção”, relatou a aluna. Ao explicar, ela disse que o produto funciona como uma espécie de vacina, induzindo a resistência da planta contra a doença.

O trabalho de Josiéllen Rosa foi um dos projetos apresentados no Primeiro Seminário de Iniciação Científica (SEINC 2018) realizado pelo Curso de Engenharia Agronômica da FESB (Fundação de Ensino Superior). O evento que aconteceu entre os dias 7 e 11 de maio no Centro Cultural da instituição, superou as expectativas da coordenação.

“Além de compartilharmos conhecimento técnico, o SEINC contribuiu para despertar o interesse dos alunos com relação à pesquisa e ainda, incrementar as habilidades de comunicação na forma oral e escrita daqueles envolvidos nos projetos”, afirmou a coordenadora do curso Profª. Dra. Cíntia Carla Avalhães Zancheta.

Durante o SEINC ainda foram apresentados outros trabalhos sobre manejo de doenças de plantas, solos e nutrição de plantas, fitopatologia, solos/fitotecnia e sementes.

Docentes que participaram como orientadores de projetos: Prof. Dra. Liliane Maria Romualdo; Prof. Esp. João Batista Alves Silva; Prof. Me. Francisco Fambrini; Profa. Dra Janaina Marque; Profa. Me. Marcia Maria Rabelo Guimarães Kobori; Prof.º Dr. Fabrício Rogério Castelini e Profa. Me. Virginia de Souza Bueno

Estudantes que também apresentaram os projetos:  Nataly Oliveira; Raquel Fernandes; Victor Vieira; Sophia Nardy; Bruna Leme; Adriano Henrique Nascimento; Daiane Benedito; Larissa Gonçalves; Rafael Salvador; Leticia Rodrigues Mendes; Pedro Moura e Vitoria Rosa

Galeria de imagens