z

coral

Que cantar faz bem a saúde já é conhecido por todo mundo, e soltar a voz traz inúmeros benefícios físicos e psíquicos. Já está mais do que provado cientificamente que o ato de cantar provoca reações muito positivas no cérebro: diminui o estresse, melhora a coordenação motora, fortalece o sistema imunológico, reduz sintomas de depressão e ansiedade (males bem recorrentes na sociedade moderna) e até, ajuda a preservar a pressão expiratória em pessoas com doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) – como pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), que analisou 43 pessoas portadoras das doenças. Através dos exercícios vocais, muitas pessoas conseguem diminuir ou até mesmo abandonar o uso do fumo, álcool, e drogas. Agentes, que prejudicam os pulmões e os reflexos auditivos e visuais. Cantar em Coral é uma válvula de escape positiva na vida para vários problemas ajudando na saúde e bem estar. Outros benefícios também comprovados pela prática do canto são: desenvolvimento da proatividade, auto-confiança, autoestima, liderança, disciplina, concentração, desenvolvimento cognitivo e motor. O Canto Coral é considerado uma atividade democrática, já que o respeito e o trabalho comunitário são necessários para um bom resultado, e a música é capaz de trazer a leveza para as adversidades do dia a dia. Inserção social e música são muito comuns de serem encontrados no estilo canto coral, recomendadas a todas as pessoas e pode servir também como terapia alternativa . Sensibilizada com todas essas vantagens, a FESB tem disponibilizado ensaios de Canto Coral desde 1998 onde formou-se o Coral Vozes EnCanto, atuante até os dias de hoje, que tem se empenhado no canto a capella a fim de educar a voz e os ouvidos, elevando a cultura musical e o trabalho artístico que desenvolve. Em pouco tempo que a pessoa frequenta os ensaios, é possível perceber a mudança no comportamento com relatos de melhoras significativas no stress e humor, trazendo sensação de alívio e relaxamento. Cantar em Coral aguça a sensibilidade e, ainda melhora a autoestima de poder apresentar-se em público fazendo parte de um grupo, sendo necessária e útil sua participação. O Coral Vozes EnCanto canta nas diversas atividades comemorativas da FESB, e tem se popularizado recebendo convites para várias apresentações festivas e natalinas em Bragança Paulista. Participou de Encontro de Corais da cidade e região que foram marcantes para o Coral tornando-o reconhecido no meio musical como referência na sua formação com quatro naipes de vozes. O Coral é misto adulto que integra alunos, professores e funcionários e comunidade em geral, é um projeto social e não é necessário nenhum pré- requisito para participar. Os ensaios são às terças feiras as 18 horas na FESB e desde sua formação inicial é orientado e regido pela Professora Luciene Costa Lima, pianista e docente na FESB (Instituição mantenedora do coral) nas disciplinas de Música.

Luciene Costa Lima

hvet

HOSPITAL VETERINÁRIO HVET-FESB

A comunidade de Bragança e região bem atendida

O Hospital Veterinário é uma necessidade imprescindível na formação de qualidade do médico veterinário, e assim, desde 2003 o HVET-FESB– Dr. Bernardo Aranovich vem atuando e ampliando os seus serviços para um atendimento de excelência à comunidade.

O que é um serviço de excelência?

  • Um serviço de excelência necessita de profissionais competentes e comprometidos com o bem-estar do animal;
  • Um serviço de excelência só é possível em um ambiente que tenha uma visão dirigida para o atendimento de qualidade;
  • Um serviço de excelência necessita de uma equipe de apoio organizada para aquisição de medicamentos (Farmácia), atendimento ao cliente e agendamento de consultas como também a limpeza e higienização dos ambientes e materiais;
  • Um serviço de excelência possui monitoração anestésica em centros cirúrgicos bem equipados, tanto para pequenos quanto para grandes animais;
  • Um serviço de excelência conta com uma equipe de médicos veterinários com diferentes especialidades: clínica, cirurgia, ortopedia, anestesiologia, cardiologia, oftalmologia, endocrinologia, atendimento de silvestres, laboratório clínico, imaginologia e, em breve, dermatologia e oncologia.

Quais são os benefícios de um serviço de excelência?

  • Avaliação clínica realizada por equipe multidisciplinar;
  • Oferecimento de exames complementares necessários para uma avaliação pré-cirúrgica e diagnóstica;
  • Prioridade e agilidade no atendimento com hora marcada;
  • Uma equipe que se preocupa com a evolução clínica dos pacientes e assim é rigorosa no agendamento dos retornos;
  • Inclusão de um consultório exclusivo para o atendimento de felinos, propiciando um ambiente mais tranquilo e adequado para os hábitos dos gatos;
  • Atendimento de emergências com suporte diferenciado para cada caso;
  • Atenção especial aos proprietários e seus animais quando há necessidades especiais, contando com a colaboração de empresas parceiras.

Assim, com uma reforma realizada nas instalações em 2012, foi possível aumentar o número de atendimentos de cães e gatos, como também realizar atendimento 24h na área de clínica e cirurgia de equinos e ruminantes, possibilitando um atendimento ainda melhor à população.

Siga nossa Fanpage no Facebook www.facebook.com/HVETFESB

ceef

MAIS SAÚDE I

PROJETO FESB MAIS SAÚDE

Justificativa


A população mundial atualmente convive com inúmeras patologias que de diversas maneiras afetam a saúde e consequentemente a qualidade de vida, impedindo muitas vezes a execução de tarefas diárias como subir para o ônibus, pegar algo no chão e até mesmo caminhar. (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS).

Diante desta situação o presente projeto visa por meio da prática de exercício físico combater as lesões e patologias que afetam a população de Bragança Paulista, no intuito de elevar a expectativa de vida e consequentemente proporcionar uma melhor qualidade de vida aos envolvidos, dando a eles mais autonomia para suas atividades cotidianas no trabalho e no lazer. Também oportunizar experiências práticas e estágio para os alunos de graduação do curso de Educação Física Bacharelado.

OBJETIVOS


Atender a comunidade de Bragança Paulista portadora de lesões ou patologias;

Diminuir ou extinguir as lesões e doenças dos participantes;

Estimular a prática de exercício físico e hábitos alimentares equilibrados;

Devolver e melhorar a autonomia de todos os alunos em suas atividades diárias;

Proporcionar aos alunos da instituição uma oportunidade de estágio nas disciplinas de:


-Medidas e avaliações;
-Condicionamento Físico;
-Exercício Resistido;
-Distúrbios Metabólicos;
-Distúrbios Cardiovasculares.

Público alvo


Moradores de Bragança Paulista de ambos os gêneros na faixa etária igual ou superior a 15 anos de idade que tenham por comprovado um laudo médico diagnosticando a lesão ou patologia (por exemplo, Hérnia de disco, artroses, hipertensão, diabetes entre outros) e estando liberado pelo mesmo à prática de exercício físico.

Período de duração


Os alunos têm direito a participar por 1 ano desde que cumpram com as normas.

Horários

O projeto ocorre em dois horários:

16:30 às 17:30 para pessoas com doenças metabólicas e cardiovasculares (hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, obesidade, entre outras).

18:00 às 19:00 para pessoas com doenças ou restrições mioarticulares (hérnia de disco, artrose, desvio postural, osteoporose, entre outros).

Ambos os horários são de segunda, quarta e sextas-feiras.

Taxa

R$50 mensais

Horário 18:00 às 19:00



Horário 16:30 às 17:30



GINÁSTICA ARTÍSTICA E CIRCO ACROBÁTICO

GINÁSTICA ARTÍSTICA E CIRCO ACROBÁTICO DA FESB

INTRODUÇÃO


Proporcionar à criança experiências de movimentos diferenciados criará possibilidades cada vez maiores de ampliação do seu acervo motor e melhoria acentuada das diferentes capacidades físicas a serem utilizadas. Neste contexto, a Ginástica Artística e o Circo Acrobático são modalidades que buscam o pleno domínio do corpo exigindo interação constante entre o físico e o intelecto e proporcionando prazer na realização da atividade física, auxiliando assim na formação do ser humano, pois permite explorar uma variação infinita de combinações de movimentos.

OBJETIVOS


O Projeto de Ginástica Artística e Circo Acrobático da FESB têm como objetivo, propiciar aos alunos experiências com as modalidades, descobrindo e conquistando saberes que vão além do conhecimento do corpo, bem como suas possibilidades de movimento e que possam dessa forma, ampliar seu repertorio motor aumentando o gosto pela prática de atividade física, melhorando sua autoconfiança, sua autoestima e consequentemente sua interação social.

Objetivos Específicos


Aumentar o tempo de prática de atividade física das crianças envolvidas.

Instruir os responsáveis e as crianças sobre hábitos alimentares corretos.

Auxiliar no desenvolvimento motor das crianças.

Promover diversas vivências e possibilidades de atividades física.

Reduzir o sedentarismo e suas consequências.

PÚBLICO ALVO


Crianças de ambos os gêneros que residem na cidade de Bragança Paulista na faixa etária entre 05 anos completo a 10 anos e 11 meses de idade.

Período de duração


Os alunos tem direito a participar por um período mínimo de 1 ano desde que cumpram com as normas.

Horários

O projeto ocorre nas segunda e quarta feiras, das 17:20 às 18:10.

Taxa

40 reais mensais

LAMAS - Laboratório de Atividades Motoras Adaptadas-(Tênis de Mesa e Bocha)

TÊNIS DE MESA ADAPTADO

Descrição


O Tênis de Mesa é um dos esportes mais populares no mundo, se considerado pela quantidade de jogadores. Também chamada de Pingue-Pongue e Mesatenismo, a modalidade teve seu início na Inglaterra (Século XIX) e inicialmente foi chamado de pingpong, mas alguns anos depois se tornou uma marca registrada e foi convencionado se chamar de Tênis de Mesa. Ainda é considerado um esporte com a bola mais veloz do mundo, cuja raquete pode produzir uma força motriz de grande efeito.

Horário


TÊNIS DE MESA – Segunda \Quarta \ Sexta HORÁRIO – 18 às 19

OBJETIVOS


Atender a comunidade de Bragança Paulista portadora de lesões ou patologias (a princípio para os alunos da FESB);

Diminuir ou extinguir as lesões e doenças dos participantes

Estimular a prática de exercício físico;

Devolver e melhorar a autonomia de todos os alunos em suas atividades diárias;

Proporcionar aos alunos da instituição uma oportunidade de estágio nas disciplinas de:

-Medidas e avaliações;

-Condicionamento Físico;

-AACC;Proporcionar aos alunos da instituição uma oportunidade de estágio nas disciplinas de:

-Medidas e avaliações;

-Condicionamento Físico;

-AACC;

PÚBLICO ALVO


a princípio para os alunos da FESB.

Uma breve apresentação do tênis de mesa da FESB




1º dia de treino juntamente com o Professor Miguel, iniciamos esse trabalho.




Exatos 3 meses depois demos início ao Campeonato Paralímpico universitário



Matheus vence este jogo por 3x0 e passa para a próxima fase.





Pós o jogo em que o Matheus participou, conversamos muito a respeito da sua evolução, pois, só podíamos ter certeza que ele atingiu os objetivos após sua participação do primeiro jogo, em que ele ganhou.

NAFE – Núcleo de Atividade Física e Esporte

NAFE – Núcleo de Atividade Física e Esporte


O NAFE desenvolve um trabalho com crianças e jovens, cujas famílias não podem arcar com os custos de sua formação, no sentido de valorizar o esporte em sua vida, de forma agradável e participativa. O componente lúdico prevalece sobre o competitivo na prescrição de atividade física. O Programa oferece alternativas para a prática do desporto, de forma a contemplar os interesses individuais e o desenvolvimento de diferentes habilidades motoras, contribuindo para o despertar de talentos, somado a isso proporcionar um ambiente saudável para a criança e o adolescente

Horários

Adolescentes de 10 à 18 anos

Quarta

9:00 às 11:30 e 13:00 às 17:10


3° Idade

Segunda, apenas de Tarde Quinta, apenas de Manhã

17:00 às 17:50, 8:00 às 8:50

GEPSE - Grupo de Estudos em Psicofisiologia do Exercício

GRUPO DE ESTUDOS EM PSICOFISIOLOGIA DO EXERCÍCIO (GEPSE)

Justificativa


A produção científica na área da educação física vem crescendo exponencialmente nas últimas décadas. Porém, o direcionamento da grande massa de produção se concentra em aspectos biológicos do desempenho humano e promoção da saúde através do exercício físico. O GEPSE se preocupa em discutir, produzir e direcionar estudos nessa área que envolvam esses aspectos biológicos, porém com intima relação com o desfecho psicológico gerado por esses aspectos. Focando tanto no desempenho humano como na aderência e afeto ao exercício físico para saúde.

OBJETIVOS


Promover oportunidade para iniciação científica de acadêmicos do curso de educação física da FESB;

Espaço para discussão de aspectos psicofisiologicos do desempenho e saúde;

Oportunidade para aproximação de professores e alunos do curso de educação física, para discussão de projetos de pesquisa;

Estimular o pensamento científico nos acadêmicos de educação física da FESB.

PÚBLICO ALVO


Acadêmicos e professores da FESB, além de profissionais de educação física da região.

Período de duração


Continuo

Horários

Todas as quintas feiras das 11:40 às 12:10 e 18:30 às 19:10.

MAIORES INFORMAÇÕES:

LABORATÓRIO DE BIODINÂMICA (ACADEMIA DO CEEF)

Email: ceef@fesb.edu.br

TEL: (11) 4035-7832

Atendimento Segunda à Sexta
Marcelo Maiani 8:00 às 11:40
Prof. Rafael e Prof. Wellington 15:00 às 19:00
Marcelo Barsoti 19:00 às 22:30

nutrifesb

Em funcionamento desde 2002, o ambulatório de Nutrição (NUTRIFESB) oferece atendimentos à toda comunidade de Bragança Paulista e região. Estagiários do 7º e 8º semestres do curso de Nutrição realizam os atendimentos com supervisão e orientação dos professores, o que é fundamental para formação de qualidade do nutricionista.

O NUTRIFESB possui as melhores e as mais atuais soluções em Nutrição Clínica especializada para atender ao público em geral.

Um atendimento Nutricional de Excelência consta de:

  • Conhecimento do objetivo da consulta;
  • Entendimento da rotina atual do paciente;
  • Levantamento da história clínica e sinais clínicos;
  • Levantamento do histórico familiar de doenças;
  • Levantamento dos hábitos alimentares, preferências e aversões;
  • Análise de exames bioquímicos e solicitação de novos, quando necessário;
  • Avaliação antropométrica, para avaliar a composição corporal a partir de medidas corporais como altura, peso, circunferências e dobras cutâneas, que permitem predizer a densidade corporal e o percentual de gordura do corpo;
  • Desenvolvimento de um plano alimentar individualizado com base nas necessidades nutricionais previamente analisados.

O NUTRIFESB preocupa-se com a humanização e acolhimento do paciente e com suas reais necessidades, assim como visa constante aprimoramento no padrão de qualidade dos atendimentos.

Os atendimentos são realizados com data e horário previamente agendados no NUTRIFESB ou pelo telefone (11) 4035 7823.

ggd

O GGD (grupo de ginástica e dança) da FESB, um projeto elaborado especialmente para todos que querem criar hábitos saudáveis