Sobre a Extensão

A proposta deste curso de extensão parte da necessidade de criar um espaço de reflexão, contato e compreensão da arte, de suas obras, seus artistas, suas correntes e do seu próprio sentido como manifestação permanente do ser humano.

A história da arte é sem dúvida uma formação significativa para o pensamento crítico e o livre arbítrio, considerada a sua abrangente diversidade.

Percebemos que alguns professores que atuam em áreas afins, como Educação Artística, apesar de terem noções primárias do assunto, falta-lhes referências fundamentais sobre estética e sua base histórica. Trabalham em geral um conteúdo padrão, valorizado pelas mídias tradicionais ou virtuais, por vezes distante do rico e complexo universo secular da arte, inclusive da brasileira, rica em diversidade e beleza.

Ao falarmos então de Arte Contemporânea, Arte Conceitual ou Arte do Século XXI, observamos que essas poucas referências desaparecem e prevalece uma visão estereotipada de vanguarda estética, refletindo conceitos frágeis sobre o tema

Assim, este Curso de Extensão Universitária possui o intuito de preencher de forma consistente algumas dessas lacunas, seja na preparação mais adequada e fundamentada de professores voltados ao tema, seja na formação complementar de graduados e pós-graduados que pretendem ampliar seu universo de referência nas artes visuais, ou ainda como uma alternativa de extensão cultural a qualquer interessado pelo assunto.

 

 

Valor: R$350 (3x 117,00)

20% desconto para interessados com mais de 60 anos

 

Objetivo

Objetivo Geral

Possibilitar aos alunos uma compreensão abrangente de conceitos fundamentais de estética e das artes visuais; e o conhecimento, leitura e interpretação de obras, artistas e estilos representativos na História da Arte, em particular no período da Idade Moderna, do Renascimento à arte do século XX.

 Objetivos Específicos

  • Compreender quais princípios podemos considerar para classificar o que é Arte e o que não é Arte, e que a análise de uma obra sempre envolve aspectos formais, históricos, simbólicos, sociais e estéticos.
  • Compreender na história do pensamento estético ocidental, as suas diversas noções de beleza, proporção, rigor e clareza relativas às artes, tendo como referências textos originais de pensadores e historiadores da arte.
  • Compreender que o conhecimento da Arte está relacionado à história da humanidade, à natureza humana e sua simbologia, à herança cultural de grupos e ao desenvolvimento pessoal do indivíduo.
  • Compreender que a arte não está na obra em si, mas na emoção estética do encontro dialógico entre criador e observador que ela promove, possível através da cultura, linguagem e meio social que ambos compartilham. Esta emoção estabelece o acordo sobre o que podemos chamar de arte.
  • Compreender que a arte do século XX – novos suportes, outros objetos e atitudes – enriqueceu a dimensão do que é uma obra de arte, tornando-a um conceito aberto, mas que ainda preserva a sua dimensão histórica.
  • Desenvolver a sensibilidade estética como uma ferramenta para avaliar de forma crítica o cenário e a cultura da nossa época atual.

carreira

Publico Alvo

Estudantes, graduados e pós-graduados nas áreas de Ciências Humanas, professores e profissionais que atuam em sala de aula ou interessados pelo tema em geral.

 

Mercado de Trabalho

Diferencial

O Curso fornecerá material de leitura, com textos essenciais de historiadores e filósofos sobre a questão da arte, além de apresentação de inúmeras imagens de obras, artistas e locais históricos, filmes sobre história da arte e seus personagens, bem como material didático adicional durante as aulas, tanto sobre as obras de arte como sobre o contexto e a época da criação.

Neste sentido, a proposta agregará importante diferencial cultural para professores e profissionais da área da cultura.

grade curricular

Ementa e Conteudo Programatico

CLIQUE AQUI e acesse o conteudo

coordenação e Corpo Docente

Coordenação

Prof. Me. Mathias de Abreu Lima Filho
Duração: 40 h - 4 horas por módulo ( 08h30 às 12h30 )
Período: De 03 de Março a 12 de Maio (Aos sábados)
Número de Vagas: 25