Fesb
Fn

Sobre o Curso

Curso aprovado pela Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação, homologada pela presidente do Conselho Estadual de Educação (Portaria CEE-GP 187, publicada no Diário Oficial de 31 de maio de 2018). Autorizado por meio de parecer favorável (CES 495/18) - da Câmara de Educação Superior.  



Objetivo

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da FESB tem por objetivo formar profissionais com conhecimento técnico-científico para atuar na aplicação de técnicas e métodos em análises, pesquisa, desenvolvimento e inovação, habilitando seus egressos a identificarem e solucionarem problemas, desenvolverem senso crítico e dinâmico, buscando pela integridade e qualidade da vida e respeito ambiental.

Os egressos devem adquirir competências e habilidades a fim de:

  • planejar, orientar, executar e fiscalizar atividades de análises celulares, moleculares e bioquímicas
  • manejo e preservação de espécies animais e vegetais, pesquisa, redação científica, desenvolvimento de biofármacos e biomoléculas, bem como os impactos ambientais gerados por esses processos.
  • Capacidade de aplicar conhecimentos a situações práticas com espírito empreendedor, organizando e analisando as informações conhecidas para a execução do diagnóstico da situação do cliente;
  • aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;
  • planejar, executar e administrar projetos de pesquisa e inovação, envolvendo o uso de métodos e técnicas preestabelecidas e/ou adaptadas;
  • avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
  • compreender os mecanismo de evolução e adaptação dos diferentes seres vivos a fim de possibilitar o estudo, o manejo e os cuidados específicos para o bem estar e preservação das espécies;
  • orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
  • desenvolver a capacidade analítica e crítica sobre as teorias e práticas da pesquisa com ou sem uso de animais e realizá-las de forma que subsidiem as soluções recomendadas aos clientes garantindo a integridade física dos animais envolvidos, a sustentabilidade preservação do ambiente; atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências.

 

carreira

Mercado de Trabalho

Nos últimos anos, a Biologia tem crescido significativamente e, dessa forma, tem ultrapassado as barreiras de outras áreas de conhecimento, permitindo ao biólogo um campo profissional muito mais abrangente e atrativo.

Ele tem uma área de atuação quase infinita: estuda a origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos, classifica as diferentes espécies animais e vegetais e estabelece sua relação com o meio ambiente. Recombinar DNA para descobrir medicamentos e estudar a ação de enzimas para produzir um sabão em pó que torne a roupa mais limpa, por exemplo, são algumas das atividades que ele pode exercer. A pesquisa básica na área das Ciências Biológicas é, hoje em dia, realizada em grande parte por biólogos. Isso inclui técnicas aplicadas na medicina, no controle de pragas, biotecnologia e na preservação ambiental.

Os biólogos tem se inserido fortemente em áreas de preservação e proteção ambiental, indústria farmacêutica e de alimentos, na indústria química desenvolvendo técnicas de controle biológico, entre outros tantos.

Diferencial

A coordenação do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas buscará por firmar parcerias com empresas sediadas na cidade de Bragança Paulista e região para atender a demanda de estágios exigida pelo curso.

Serão passíveis de parcerias as indústrias farmacêuticas como a Biolab, localizada na mesma rua da FESB, a indústria cosmética CosBrasil localizada também em Bragança Paulista. Indústrias cosméticas e farmacêuticas como Brasterápica e Sevivah do município de Atibaia, localizada a aproximadamente 25 Km de Bragança Paulista e onde muitos alunos da FESB residem.

Alunos com interesse nas áreas clínicas poderão ser encaminhados para laboratórios de análises clínicas de Bragança Paulista e região e para o laboratório de análises clínicas do Hospital Veterinário da FESB. Os alunos que se interessarem por manejos e cuidados animal e vegetal, poderão ser encaminhados para o Zooparque localizado no município de Itatiba a aproximadamente 30 Km de Bragança Paulista. A FESB conta também com algumas parcerias com a Universidade São Francisco (USF) também localizada em Bragança Paulista que poderá receber alunos do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas para estágios nos laboratórios do Hospital Clínico da Universidade e para projetos de Iniciação Científica na área de Biologia Molecular com professores especializados na área.

grade curricular

CLIQUE AQUI e acesse a matriz curricular
Duração: 8 Semestres
Período: Noturno
Número de Vagas: 60 Vagas