Fesb
Fn

Sobre o Curso

Curso aprovado pela Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação, homologada pela presidente do Conselho Estadual de Educação (Portaria CEE-GP 187, publicada no Diário Oficial de 31 de maio de 2018). Autorizado por meio de parecer favorável (CES 495/18) - da Câmara de Educação Superior.  



Objetivo

O curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da FESB tem por objetivo formar profissionais com conhecimento técnico-científico para atuar na aplicação de técnicas e métodos em análises, pesquisa, desenvolvimento e inovação, habilitando seus egressos a identificarem e solucionarem problemas, desenvolverem senso crítico e dinâmico, buscando pela integridade e qualidade da vida e respeito ambiental.

Os egressos devem adquirir competências e habilidades a fim de:

  • planejar, orientar, executar e fiscalizar atividades de análises celulares, moleculares e bioquímicas
  • manejo e preservação de espécies animais e vegetais, pesquisa, redação científica, desenvolvimento de biofármacos e biomoléculas, bem como os impactos ambientais gerados por esses processos.
  • Capacidade de aplicar conhecimentos a situações práticas com espírito empreendedor, organizando e analisando as informações conhecidas para a execução do diagnóstico da situação do cliente;
  • aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;
  • planejar, executar e administrar projetos de pesquisa e inovação, envolvendo o uso de métodos e técnicas preestabelecidas e/ou adaptadas;
  • avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
  • compreender os mecanismo de evolução e adaptação dos diferentes seres vivos a fim de possibilitar o estudo, o manejo e os cuidados específicos para o bem estar e preservação das espécies;
  • orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
  • desenvolver a capacidade analítica e crítica sobre as teorias e práticas da pesquisa com ou sem uso de animais e realizá-las de forma que subsidiem as soluções recomendadas aos clientes garantindo a integridade física dos animais envolvidos, a sustentabilidade preservação do ambiente; atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências.

 

carreira

Mercado de Trabalho

Nos últimos anos, a Biologia tem crescido significativamente e, dessa forma, tem ultrapassado as barreiras de outras áreas de conhecimento, permitindo ao biólogo um campo profissional muito mais abrangente e atrativo.

Ele tem uma área de atuação quase infinita: estuda a origem, estrutura, evolução e funções dos seres vivos, classifica as diferentes espécies animais e vegetais e estabelece sua relação com o meio ambiente. Recombinar DNA para descobrir medicamentos e estudar a ação de enzimas para produzir um sabão em pó que torne a roupa mais limpa, por exemplo, são algumas das atividades que ele pode exercer. A pesquisa básica na área das Ciências Biológicas é, hoje em dia, realizada em grande parte por biólogos. Isso inclui técnicas aplicadas na medicina, no controle de pragas, biotecnologia e na preservação ambiental.

Os biólogos tem se inserido fortemente em áreas de preservação e proteção ambiental, indústria farmacêutica e de alimentos, na indústria química desenvolvendo técnicas de controle biológico, entre outros tantos.

Diferencial

A coordenação do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas buscará por firmar parcerias com empresas sediadas na cidade de Bragança Paulista e região para atender a demanda de estágios exigida pelo curso.

Serão passíveis de parcerias as indústrias farmacêuticas como a Biolab, localizada na mesma rua da FESB, a indústria cosmética CosBrasil localizada também em Bragança Paulista. Indústrias cosméticas e farmacêuticas como Brasterápica e Sevivah do município de Atibaia, localizada a aproximadamente 25 Km de Bragança Paulista e onde muitos alunos da FESB residem.

Alunos com interesse nas áreas clínicas poderão ser encaminhados para laboratórios de análises clínicas de Bragança Paulista e região e para o laboratório de análises clínicas do Hospital Veterinário da FESB. Os alunos que se interessarem por manejos e cuidados animal e vegetal, poderão ser encaminhados para o Zooparque localizado no município de Itatiba a aproximadamente 30 Km de Bragança Paulista. A FESB conta também com algumas parcerias com a Universidade São Francisco (USF) também localizada em Bragança Paulista que poderá receber alunos do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas para estágios nos laboratórios do Hospital Clínico da Universidade e para projetos de Iniciação Científica na área de Biologia Molecular com professores especializados na área.

matriz curricular

CLIQUE AQUI e acesse a matriz curricular

coordenação

Profa. Dra. Aline Sampaio Cremonesi

Corpo Docente

Profa. Me. Virginia de Souza Bueno
Prof. Me. Andre Alberto
Profa. Dra. Andreia Alves de Lima
Profa. Me. Maria Eugênia Moraes Araújo
Profa. Dra. Lillian Silveira Pereira
Esp. Eleanai dos Santos Vieira
Me. Luís Flávio da Silva Costa
Me. Natalia Allenspach de Souza
Duração: 8 Semestres
Período: Noturno
Número de Vagas: 60 Vagas