Sobre o Curso

O mundo parece girar cada vez mais rápido e a escola tenta acompanhar estas modificações. Difícil? Sim, mas possível se você tem potencial e garra ao enfrentar grandes desafios já na graduação. As licenciaturas da FESB, em 2018, terão 4 anos, garantindo sua formação ainda mais completa e atualizada. Assim, seu empenho e nosso compromisso em lhe oferecer o que há de melhor só podem resultar em um profissional disputado pelo mercado de trabalho

Comprometido com a preservação e a melhoria das condições de vida no planeta, o licenciado em Ciências Biológicas está apto a dar aulas de Biologia no ensino médio e, no ensino fundamental, pode atuar como educador ambiental ou docente de ciências. Sua formação também permite desenvolver ações educativas em museus, unidades de conservação, Organização Não Governamentais (ONGs), zoológicos, aquários, diversos tipos de empresas e escolas. Nas secretarias de Educação, atua como consultor na elaboração de novas propostas para o ensino da disciplina, assim como no desenvolvimento de material didático dos mais deferentes tipos (livros, CD Roms, aplicativos, entre outros).

Objetivo

• Formar profissionais competentes, críticos e criativos em relação ao processo de ensino-aprendizagem, nos cursos de ensino fundamental e médio, respeitando a diversidade individual, social e cultural de seus futuros alunos;

• Proporcionar ao aluno a formação necessária para o trabalho e exercício consciente da cidadania como meio de transformar a sociedade na qual está inserido;

• Capacitar o futuro profissional, a partir do acesso aos resultados de pesquisas científicas nas diferentes áreas do conhecimento, do intercâmbio entre teoria e prática e outros meios para utilização dos vários recursos disponíveis e necessários ao exercício da futura atividade profissional;

• Dar prioridade à abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento da autonomia do futuro professor;

• Estimular a busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional;

• Incentivar a pesquisa e o uso de novas tecnologias que possibilitem uma melhor interação entre professor e aluno, coletividade e meio ambiente;

 

• Promover a integração do professor com a comunidade envolvida visando melhorar resultados quanto a aplicação dos princípios desenvolvidos no curso. 

carreira

Publico Alvo

Pessoas interessadas em compreender e aprofundar as explicações atualizadas de processos e de conceitos biológicos, a importância da ciência e da tecnologia na vida moderna, enfim, o interesse pelo universo que envolve os seres vivos.

Mercado de Trabalho

O licenciado em Ciências Biológicas está habilitado para lecionar como professor da educação básica podendo trabalhar com crianças, jovens e adultos. A maior parte dos licenciados é professor em Ciências no ensino fundamental e de Biologia no ensino médio que, na sua maior parte, são alunos jovens. Esse profissional, portanto, trabalha com a juventude e tem a importante missão de formar uma sociedade mais justa e crítica, discutindo e construindo os valores de uma cultura, estimulando a criatividade e o interesse dos alunos sobre os fenômenos naturais e científicos.

Nos últimos anos, além da escola, o campo de atuação do licenciado em Ciências Biológicas tem se ampliado.

Na área de turismo e ecoturismo, por exemplo, o licenciado pode realizar atividades educativas em excursões de escolas ou grupos em locais onde o turismo envolve conhecimento biológico. A ação nessa área pode ainda estar relacionada com a promoção de roteiros mais científicos ou mesmo na preparação de materiais de apoio a essas viagens.

Outro local onde o licenciado em Ciências Biológicas pode atuar são os museus, em especial os de Ciências Naturais e Tecnologia. Muitos museus contam com exposições em finalidade didática e setores de divulgação e educação. Algumas ações educativas visam à elaboração do tema da exposição, à escolha dos objetos expositivos, ao planejamento das visitas, à construção de materiais de apoios, à criação e execução de cursos de formação de professores de Ciências, a monitorias das visitas, à organização de eventos educativos entre outros.

Outros locais de visitação também podem ser zoológicos, jardins botânicos, aquários e outros criadouros, desenvolvendo atividades semelhantes a dos museus.

O licenciado em Biologia também pode atuar na mídia como consultor e produtor de programas de rádio e TV, autores de blogs educativos que têm a finalidade de divulgar o conhecimento científico. Há ainda a produção de material pedagógico (livros didáticos, CD ROMs, aplicativos) que pode ser utilizado em sala de aula ou ainda em atividades extraclasse.

Pode ainda atuar como pesquisador na área de ensino de Biologia por meio de cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) que pesquisem o processo de ensino-aprendizagem na área de Ciências e Biologia.

Ou seja, todo trabalho educativo pode ter um licenciado em Biologia no seu quadro de funcionários ou colaboradores.

 

 

MOTOKANE, Marcelo T. O licenciado em Biologia: Perfil e atuação profissional. CRBio-01- O BIÓLOGO, out./nov./dez., 2013. 

Diferencial

O curso conta com professores altamente qualificados e oferece laboratórios específicos (anatomia, microscopia e química e multidisciplinar). Desenvolve projetos pedagógicos, e projetos de iniciação científica (PIC), visando uma sólida formação em que se concilia a teoria e a prática, exercitando o espírito crítico para a formação de um profissional atuante de acordo com princípios éticos e responsabilidade perante a comunidade e o meio em que vive. 
A FESB possui o curso de Ciências Biológicas há 46 anos.

grade curricular

CLIQUE AQUI e acesse a matriz curricular

coordenação e Corpo Docente

Prof. Dr. Alexandre Funck
Profa. Me. Adriana Bertolini
Profa. Me. Ana Lucia Francisco Bertoncin
Prof. Esp. Maria Cristina Pelaes David
Profa. Me. Isabel Cristina Ercolini Barroso
Profa. Me. Olinda de Cássia Garcia Sando
Profa. Me. Virginia de Souza Bueno
Profª. Me. Vânia Gayer
Prof. Me. Eduardo Morvan L Gargaglione - lief@fesb.edu.br
Prof. Me. Rodrigo Mendes Rodrigues
Prof. Me. Luís Flávio da Silva Costa
Prof. Esp. Célia Badari Goulart
Prof. Esp. Sandro Silva Araujo
Profa. Me. Aline Sampaio Pinto
Prof. Me. Andre Alberto
Profa. Dra. Andreia Alves de Lima
Prof. Me. Francisco Fambrini
Profa. Esp. Viviane Aparecida de Souza
Prof. Me. José Antonio de Almeida
Prof. Me. Edmilson Nogueira

Coordenação

Profa. Me. Isabel Cristina Ercolini Barroso
Duração: 8 semestres
Período: Noturno
Número de Vagas: 60